A Igreja do mosteiro

A Igreja abacial de Roggenburg è um dos mais importantes edificios do rococó em Svevia. Foi construida entre 1752 a 1758, iniciada por Simpert Kramer, terminada por seu filho Martin Kramer. A forma de cruz é a planta da Igreja com um comprimento de 70m, uma largura de 35m e uma altura de 28m.
 
A alta constução da Igreja nao tem, segundo a tradição da ordem, uma fachada. Esta é integrada no edificio monástico e tem o ingresso de lado. A nave longa e o transepto mais ou menos baixo formam uma cruz. A oeste do transepto, sobre duas capelas laterais, res-do-chao se erguem duas torres altas, _ 70m_ com sete sinos, que tem cerca de 500 anos. Duas filas de janelas inundam a Igreja de luz clara. Os afrescos foram pintados por Franz Martin Kuen; mas a obra principal era já destruida em 1845 quando o teto desabou. Somente no ano 1900 o estado bavarese reconstruiu os afrescos segundo o modelo antigo. O grande afresco sobre o teto mostra a cena do natal, como em quase todas as igrejas premonstratense, porque a ordem foi fundada na festa de natal de 1120. Kuen também pintou as paredes do altar. Do altar maior: a Assunção da Bealta Virgem Maria, dos altares do transepto, da esquerda à direita, "O Natal do Senhor", "A Santa Família", "São Norberto diante o Santíssimo", "A Família dos Premonstratenses" e "a deposição da cruz". As estátuas impontentes dos lados do altar maior: a esquerda o padre da regra Santo Agostinho ea direita o padroeiro da ordem São João Batista, foram escupidas por Anton Sturm. As estátuas artísticas do altar da cruz, esculpidas no ano 1628 por Christoph Rodt, provem da igreja precedente, como também o coro, que tem lugar para 50 canônicos e representam em pequenas esparti-lheiras, a esquerda, os 12 apostolos e Jesus e à direita 13 mulheres santas. Sobre o púlpito se pode ver São Norberto, que se ergue sobre um erético com um ostensório.
 
A igreja termina a oeste com um grande orgão, muito belo em estilo rococó. Com os seus 3550 tubos e os seus 58 registros; este orgão e adaptado para os concertos. Efeitos de som como "carillon", "cinguettio" ou "grandine" alargam o espectro total a uma harmonia perfeita.